segunda-feira, 4 de abril de 2011

Molho madeira fácil... e falso!

A receita da vez é boa, rápida, fácil... mas é falsa. Parece um molho madeira “denorex”. Eu aprendi a fazê-la com a minha tia Regina, uma enciclopédia de receitas de um metro e meio de altura e um bom humor delicioso.
Essa receita praticamente se impôs pra aparecer aqui, tem me perseguido nos últimos dias.  Comecei a pensar nela por causa de um blog que estou acompanhando. A autora fez uma versão com fraldinha e cogumelos muito apetitosa. Depois de alguns dias, a tia Regina começou um blog também, o que trouxe o assunto de volta à cabeça. Aí, pra completar, a bendita fraldinha estava em promoção no supermercado. Foi um complô ou não?
Eu aprendi esse molho, há uns dois anos, e fiz com lagarto. Temperei a carne com algumas horas de antecedência e coloquei pra corar na panela de pressão. Depois de dourada, é só colocar uma lata de cerveja preta, uma lata de molho de tomate, uma lata de água e um tablete/potinho de caldo de carne. Aí é só deixar a pressão fazer sua mágica e pronto. Simples assim.
O resultado é um molho grossinho e bem marrom, como o molho madeira. E o sabor é ótimo, pode ser levemente adocicado, dependendo da cerveja usada. Se vc servir sem dizer o que tem nele, é bem difícil alguém adivinhar, pode testar!
Da primeira vez, fiz só o lagarto no molho e uma mandioquinha refogada à parte. Dessa vez, coloquei cenouras e batatas pra cozinhar junto com a fraldinha. Não sobrou quase nada, mas guardei a porção highlander mesmo assim, pois até pra molhar o pão esse molho é um sucesso.
Receita

1 kg de carne de panela magra (lagarto e fraldinha já foram testados e aprovados)
1 lata de cerveja preta
1 lata de molho de tomate
1 lata de água
1 tablete ou potinho de caldo de carne
cebola e alho a gosto
tempero para a carne a gosto.
Preparo: Tempere a carne com antecedência, para o tempero entranhar. Leve a peça inteira ou cubos de carne ao fogo, para corar na própria panela de pressão na qual vai cozinhar. Refogue cebola e alho e acrescente os demais ingredientes. Tampe a panela e deixe cozinhar por, no mínimo, 20 minutos. (Eu gosto da carne desmanchando de tão cozida, então costumo deixar até 40 minutos, mas fica a gosto do freguês)
Rendimento:  4 porções.

Um comentário:

  1. Sua carne ficou deliciosa com os acompanhamentos! Imagina se não salivei, ainda mais nesse horário??? Bjss e obrigada por me citar!

    ResponderExcluir