domingo, 10 de abril de 2011

Torta de queijo com tomate na massa de azeite


Tenho navegado loucamente em blogs e sites de gastronomia de todo tipo. E as receitas promissoras são tantas que essa semana foi bem produtiva na cozinha. A melhor de todas foi a torta com massa integral, à base de azeite, e recheio de queijo e tomate.
A massa é ótima e pretendo usá-la com outros recheios. Fica bem saborosa, crocante e é uma delícia pensar que é nutritiva. Logo que a gente adiciona o azeite na mistura, o prazer já começa porque ele exala tanto que quase provei a massa crua. #gulosa
O recheio pode variar bastante. A versão original recomenda queijo gruyere, mas misturei dele com mussarela de búfala de bolinha e canastra meia cura contrabandeado religiosamente de Minas. Também deveria usar maionese pra dar liga ao queijo, eu usei 1/3 de maionese light e o restante com um creme de ricota que tenho comprado, da marca Tirolez (meu requeijão de dieta) :-P O último toque pessoal à torta foi carregar um pouco mais na pimenta, já que seria consumida à noite, como tira-gosto de cerveja na varanda. Foi aprovada com louvor.

Massa de azeite
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de chá de ervas desidratadas (usei tomilho e alecrim)
1 colher de chá de sal
¼ xícara de azeite
½ xícara de água
Preparo: Despeje os ingredientes secos em uma recipiente, adicione o azeite e misture com um garfo. Adicione a água aos poucos e sove até a massa formar uma bola. Se gostar da massa bem fina, abra com um rolo sobre uma superfície esfarinhada e depois coloque sobre a forma para assar. Se preferir, faça bolinhas de massa e vá apertando contra a forma untada, unindo os pedaços até forrar toda a forma, com 30 cm de diâmetro. Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus, por 10 minutos.

Recheio de queijo com tomate
½ cebola picada
3 xícaras de tomate sem semente, cortados em fatias de 1 cm (ou tomate cereja cortado ao meio)
¼ xícara de manjericão picado
2 xícaras de queijo ralado ou picadinho (gruyere, emmental, mussarela comum ou de búfala)
3/4 xícara de maionese (pode usar light e substituir parte dela por creme de ricota)
1 colher de chá de molho de pimenta
Sal a gosto

Preparo: Faça uma primeira camada com cebola picada no fundo da massa pré-assada. Esprema os tomates para retirar o máximo de líquido, usando toalhas de papel ou pano de prato, e espalhe-os sobre a cebola, seguido do manjericão. Em um recipiente à parte, misture o queijo, maionese e o molho de pimenta. Acerte o sal. Cubra o tomate e asse a torta até ficar dourada e borbulhando, por cerca de 30 minutos, a 200 graus.

4 comentários:

  1. Que cara boa, Lu! Vou testar a massa hoje, com um recheio de cebola que adoro fazer. beijos

    ResponderExcluir
  2. Opa! Adoro torta de cebola. Quero a receita!!! Bj, Carol!

    ResponderExcluir
  3. Aaiiii, sao 14h e to sem almoçar até agora. Comi da torta semana passada e é muito boaaa. Amei a massa que pode ser usada pra outras coisas, em muitas receitas de queijo, queijo, queijo de minas rsrsrsrs. APROVADISSIMA!!!

    ResponderExcluir
  4. Deve ser boa mesmo! Vou provar. Nessa onda de receitas, conhece o www.senhorprendado.com.br? Eu adoro.

    beijos!

    ResponderExcluir