segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Suflê de Abobrinha


Suflê é daquelas receitas que intimidam muita gente. A fama do prato é de dar mais errado do que certo. Tomei coragem de fazer minha primeira tentativa depois de um curso de culinária e também assistir a um vídeo no site do Paladar ensinando uma versão com abobrinha.

Pretendo e preciso praticar bem mais, mas a moral da história que vale a pena compartilhar é que o segredo da consistência está na etapa na qual se incorpora as claras em neve.

No vídeo doPaladar, o Mark Bittman, do New York Times, ensina dois truques legais. Um deles é que a abobrinha precisa ser ralada, para não pesar a massa. E as claras em neve devem ser inseridas em duas etapas. Uma primeira colher é realmente batida ao restante até mesclar bem. O restante é levemente misturada, em movimentos circulares de baixo para cima, integrando tudo, mas sem a preocupação de deixar a massa homogênea.

E no curso de culinária, ao fazer um pão de ló, aprendi a importância de deixar tudo organizado pra levar a assadeira ao forno imediatamente após o acréscimo da clara em neve, pra ela não murchar.

A receita com abobrinha foi um sucesso. Ficou bem leve, bonita e gostosa. Ela não segue a versão clássica francesa, com molho bechamel, mas é ótima pra quem quiser perder o medo de suflês aprendendo alguns conceitos básicos.
Suflê de abobrinha
6 ovos
2-3 abobrinhas raladas
2 xícaras de queijo gruyére ralado grosso
½ xícara de salsinha
Cebola e alho a gosto picados
1 colher de sopa de Azeite
Preparo: Refogue as abobrinhas raladas com cebola, alho e azeite.  Reserve. Bata 6 gemas na batedeira com o queijo. Acrescente a salsinha e, logo depois, a abobrinha refogada, drenando o excesso de líquido.  Bata seis claras em neve (pico firme). Misture uma colher da clara em neve ao restante da massa, até mesclar totalmente. Depois, despeje o restante das claras e misture com leveza, em movimentos circulares de baixo para cima, integrando tudo, mas sem deixar homogêneo, para não tirar o ar. Leve para assar em uma forma levemente untada, a 160ºC, por cerca de 30 minutos.
Rendimento: 6 porções

2 comentários: