sexta-feira, 18 de março de 2011

Dicas de Roma – Quando a pizza foi derrotada por pães, frios e vinho

Uma das maiores surpresas que tivemos em Roma foi o Antico Forno Roscioli, perto do Campo dei Fiori. Foi um dia atípico na cidade, com uma manifestação monstro contra o Berlusconi que terminou em pancadaria. Então fomos contornando, fugindo do tumulto e a região onde estávamos determinou o local do almoço. Um dos lugares da nossa lista era o Roscioli, onde serviria uma pizza muito gostosa e barata.
Não foi muito fácil achar. A numeração das casas em Roma, muitas vezes, é caótica. E alguns comerciantes da região nunca tinham ouvido falar de lá. Quando chegamos, abri a porta e um sorriso que encontrou as duas orelhas. O lugar é um antro, no melhor dos sentidos, de queijos e embutidos. À direita da porta, fica uma prateleira enorme, até o teto, de vinhos. À esquerda, o balcão de frios com tanta variedade que dá vontade de se internar lá até provar tudo.  E isso deve levar semanas...
A pizza que tinha nos atraído até lá não estava no cardápio e não fez a menor falta. Vai ver essa coisa paulista de não comer pizza no almoço vem da Itália. Pedimos o vinho da casa e uma entrada com tomate, alcachofra e azeitona. Mandaram uma cestinha de pães fresquinhos, de fabricação própria, sensacionais.
Esse tomate da entrada eu pretendo pesquisar ainda. Parece que é um meio termo entre o tomate seco e o fresco. Só de provar, eu chutaria que é tomate cereja fresco que eles refogam no azeite com alho e ervas. Mas quero muito saber a receita tradicional, se é algo feito um pouco antes de servir ou se mantêm em algum tipo de conserva. Se alguém souber, por favor, compartilhe.
E foi no Roscioli que encontramos à venda os kits de algumas receitas clássicas italianas. Eles montam a caixa com todos os ingredientes embalados à vácuo e um folheto com a receita e dicas de preparo. Como contei no post sobre Carbonara, vem até caixa de ovos.
Eles têm marca própria de molhos, geleias e pastas. Vendem queijos e embutidos de várias regiões da Itália e outros países. Tudo acompanhado de vinhos mil, pães frescos e massas de primeira qualidade. Já anotaram pra não esquecer?
Forno Antico Roscioli

Nenhum comentário:

Postar um comentário