sexta-feira, 11 de março de 2011

Dicas de Roma – Trattoria Siciliana perto do Vaticano

Meses antes da viagem, eu pesquisei vários passeios e lugares para comer em Roma. Não me lembro mais onde encontrei a dica do Siciliainbocca... mas minhas fontes foram guias de viagem internacionais e blogs de viajantes que inspiravam credibilidade e bom gosto (hehehe).
Enfim, trata-se de uma Trattoria Siciliana sensacional, perto do Vaticano. Não é um lugar badalado, precisamos contar com um funcionário da companhia elétrica para consultar no GPS onde era. Ele nem falava inglês, mas teve esse tanto de boa vontade com meu italiano macarrônico. Fica a, talvez, uns dez quarteirões da entrada do Museu do Vaticano, aqui ó.
Na minha pesquisa, os elogios eram para o clima familiar e a comida de ótima qualidade. Super verdade! O preço é bem camarada também. Pelo cardápio, a gente já sente o esforço para agradar um público variado, com muitas opções de pratos e fidelidade à cultura e atrativos da Sicília. Uns 80% dele levam frutos do mar, acompanhados de legumes e temperos que rementem à região. E na hora de pagar a gorjeta, meu marido quis saber se o usual era 10% ou 15%. O garçom respondeu: “quanto seu coração mandar!” hahaha
Eu (ainda) não fui à Sicília, mas o restaurante reforça a fama de lugar ensolarado, alegre e perfumado – com cheiro de limão, ervas e frutas frescas. Divagações à parte, ainda no cardápio, eles explicam que procuraram bastante até escolher os vinhos da casa. Buscaram rótulos que, além de sabor e cuidado, traduzissem a Sicília. Inspirador ou não é?
Com tudo isso para abrir o apetite, pedimos o aperitivo da casa, uma taça de prosecco com um “gelo” de tangerina. É muito bom! Estou me remoendo agora, pensando que recebi amigas munidas de garrafas de prosecco aqui em casa, na semana passada, e não me lembrei de fazer esse charme. Portanto, se alguém tiver a chance de oferecer este mimo ao público antes de mim, é merecido. Penitência. (Em tempo, na época de morango, eles servem essa variação também)
O aperitivo chegou à mesa com pão italiano caseiro e um azeite muito saboroso. Pedimos o vinho branco da casa (Rallo Carta D’oro 2009, do Oeste da Sicília) e, como entrada, um supplí – bolinho de arroz que é um clássico italiano. O deles era recheado com molho de ragu e queijo derretido. Só desisti de trocar o almoço por mais três porções dessas pelo medo de perder algo igualmente delicioso que estava por vir.
Acabei me rendendo ao Risotto ai Profumi di Sicilia. Quem resiste? Ainda mais quando leva limão siciliano, laranja, mussarela, abobrinhas à julienne e parmesão. Sutil e cheiroso como o nome prometia. Meu marido pediu uma carne recheada com queijo ao molho salmoriglio (azeite, limão siciliano, alho e orégano), salada de tomatinhos e rúcula.
Na Itália, com o costume de ter entrada, primeiro e segundo prato, adotamos a estratégia de pedir um de cada para o casal. Queríamos provar a maior variedade possível, mas sem comer demais. Recomendo!
Além dessa estratégia e preocupação com os exageros, já tínhamos visitado o Museu do Vaticano de manhã e, depois do almoço, íamos pra Catedral de São Pedro ainda. E uma refeição pesada certamente atrapalharia a disposição. No fim das contas, virou um dia muito agradável e proveitoso, com essa pausa para comer em um lugar tão bom. Quebrou o batidão turístico e rendeu essa dica para compartilhar com todo mundo. (A única ressalva é a decoração do salão, com ícones sicilianos saindo pelo ladrão. Mas com tudo tão gostoso, é só fingir que não percebeu ;-)



Siciliainbocca Trattoria Siciliana
Via Emilio Faà di Bruno, 26 (Perto do Vaticano)
www.siciliainboccaweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário