domingo, 3 de julho de 2011

Dicas de Santiago – Comida afrodisíaca

O Pátio Bella Vista e as ruas a seu redor oferecem tantas opções de restaurantes na capital chilena que uma maratona para conhecer todos certamente levaria mais de um mês. A variedade e a concorrência deixam o turista meio tonto até, sem saber qual escolher. Portanto, é um ótimo começo para quem chega a Santiago.

Um dos restaurantes mais famosos desse núcleo gastronômico é o Como Água para Chocolate, inspirado no filme mexicano de 1992 que, por sua vez, foi baseado no romance da Laura Esquivel. Ou seja, um livro, que virou filme, que virou restaurante. Eu adorei o filme e, quando entrei pra ver se o santo batia, me apaixonei com a decoração.
O salão tem pé direito alto, com mezanino e uma escadaria, tudo de madeira em estilo rústico de fazenda. O cardápio segue as premissas gastronômicas do filme, que explora ingredientes afrodisíacos e comida feita com tanto amor e inspiração que proporciona um prazer intenso aos comensais.

Esse trecho mostra o preparo de codornas com pétalas de rosa que deixam a galera subindo pelas paredes!


Na prática, a comida não causa efeitos físicos desse jeito (desculpe se decepciono rs). Mas os pratos estamos muito bem feitos e saborosos. O couvert são tortilhas de milho com uma salsa à base de ají verde, um dos ingredientes de ouro no Chile. O molho é muiiiito gostoso, cheio de nuances. Pedimos de entrada o Ceviche de Guerrero, feito com peixe reineta, limão e “segredos da casa”. Foi o melhor ceviche que comi até hoje, cheio de sabores sutis e vinha sobre conchas abertas com pedaços de abacate, picles... nossa, deu água  na boca de lembrar.

A porção de ceviche era bem farta, então pedimos um prato para dividir. Para agradar o marido, pedi a costela bovina em redução de vinho e mel, com purê rústico de batata (Las Costillas de Quersen). A carne veio desfiando, o molho era delicioso... e não sobrou espaço para sobremesa, nem café!

A ressalva sobre este restaurante é o excesso inevitável de turistas, o que se traduz em fila para quem não faz reserva, barulho e garçons em correria constante. Nós chegamos cedo e sem reserva, pegamos uma mesa estranha, embaixo de uma prateleira onde ficavam os cardápios. Mas fomos atendidos com gentileza e a comida estava ótima. Então saímos felizes. Digo isso porque o local tem uma proposta romântica, mas não é nada intimista. E é importante chegar com a expectativa alinhada com o clima que vai encontrar, né?! ;-)

Como Água para Chocolate – Restaurant Cocina Mágica
Calle Constituición, 88, Barrio Bella Vista - Santiago
http://www.comoaguaparachocolate.cl/

Nenhum comentário:

Postar um comentário