quinta-feira, 12 de maio de 2011

Pão integral com iogurte e sementes

Há mais de 10 anos eu me encanto com a facilidade e sedução das máquinas de fazer pão. Eu amo ingredientes e culinária, mas trabalho braçal não é comigo. Agora que estou aprendendo mais sobre gastronomia, pretendo me apropriar da máquina de verdade, sem ficar tão presa às receitas exclusivas ao uso dela.

A primeira aventura foi mega bem sucedida. Eu tinha visto uma receita no blog da Akemi (vale a pena demais seguir!), mas deu bode de me imaginar fazendo força para amassar, esperar crescer, etc. Aí, juntou a gula com a saudade da máquina que não usava há mais de um ano... e saiu, quentinho, fofinho, irresistível um pão integral com iogurte e sementes.

Eu fiz pequenas adaptações porque achei que tinha farinha integral e estava enganada. Mas tinha farinha de aveia e farinha de linhaça. Aí misturei com a branca pra ver no que dava. Na receita da Akemi, vai açúcar branco, mas usei mascavo.

Para dar certo na máquina, os ingredientes úmidos têm que ficar por baixo na forma, isolados pela farinha, que  mantém o fermento seco por cima de tudo. Isso é importante para o fermento não começar a agir antes da hora e desandar a massa. Por isso, mudei a ordem dos ingredientes abaixo, estão do jeito que entraram no recipiente.

O resultado foi sensacional. Além de fazer todo o trabalho duro, a máquina deixa a gente programar a hora que ela termine. Ou seja... acordei com a casa tomada pelo cheiro de pão assando. Tá nublado lá fora hoje, mas aqui dentro tá tudo azul :-D

Receita
1 copo de iogurte natural (170g)
 ½ xícara (120ml) de água morna
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 1/2 colher
de sopa de mel
cerca de 2 xícaras de farinha de trigo branca

1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher
de sopa de gergelim preto
1 colher
de sopa de gergelim branco
1 colher
de sopa de linhaça dourada
1 colher
de sopa de sementes de girassol
1/2 colher
de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
 ½ colher de chá rasa (4g ) de fermento seco para pães
Preparo tradicional: Dissolva o fermento com o açúcar e a água morna em um recipiente pequeno. Deixe o fermento agir por cerca de 10 minutos. Acrescente o iogurte, manteiga, mel e a mistura de fermento em um recipiente grande. Misture o sal, sementes e a farinha integral. Adicione a farinha branca, meia xícara por vez, misturando bem com uma colher de pau. Quando a massa puder ser trabalhada, coloque-a sobre uma superfície enfarinhada e comece a sová-la até que fique macia e elástica, por cerca de 10 minutos. Unte ligeiramente uma bacia ou forma com óleo, coloque a massa dentro, vire-a para que fique envolvida com o óleo, cubra com um pano umedecido e deixe crescer em um lugar mais aquecido. (Vale colocar em banho maria com água morna se tiver frio) Espere dobrar de volume, por cerca de 1 hora. Unte as assadeiras. Retire o ar da massa, apertando ou dando um soco com a mão. Coloque-a sobre uma superfície enfarinhada, faça uma bola com a massa ou divida-a e modele os pães em bolinhas ou bisnaguinhas. Coloque-os nas formas. Cubra com um pano umedecido e deixe dobrar de volume novamente, cerca de 40 min. Asse em forno preaquecido (190ºC) por cerca de 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada. Deixe esfriar sobre grelha. Congele ou guarde dentro de sacos plásticos depois de frios.

2 comentários:

  1. Ô delícia acordar com um pão fresquinho e quentinho!!!! Ficou lindo o seu pão e dá para ver na foto o quanto ele está fofinho! Parabénsss!!!
    Bom, saber que fica bom na máquina, além das dicas que vc passou do modo de preparo! Valeu, Lu!!!
    Bjkss e bom final de semana! :)

    ResponderExcluir
  2. Hum, delícia! Eu só não gosto da forma que a máquina assa o pão, mas adoro colocar os ingredientes e deixar o trabalho sujo e cansativo de amassar pra ela rsrs. bjs!

    ResponderExcluir