domingo, 22 de julho de 2012

Salmão com maracujá

O post anterior foi cria desta receita, conhecida da minha família há alguns anos. Trata-se de uma releitura minha de um prato muito gostoso que conhecemos num spa! Portanto, além de saborosa, é bem light! Quando uma comida de spa é boa, sempre fica a dúvida se o maior atrativo não era a fome, então resolvi tirar a prova. :-P

Pesquisei alguns preparos na internet e optei pela junção de alguns princípios interessantes  para chegar ao molho. Usei só maracujás naturais (que sobraram e renderam o lombo com maracujá da semana passada), cuja polpa deixei de molho na água por alguns minutos. E engrossei o caldo com creme de ricota (não precisa de muito, pois o próprio maracujá já se torna um pouco gelatinoso), também para suavizar o sabor.

Peguei leve na quantidade de maracujá, pra não ficar marcante demais ou enjoativo. E o salmão deixei pedaços altos pro miolo ficar mal passado. Não curto a textura do peixe cozido, gruda nos dentes, e adoro sushis e sashimis, então não tive dúvida. A surpresa foi uma sensação de cremosidade que veio com esse ponto de cozimento. Adorei. Mas quem não gostar de peixe cru, pode grelhar à vontade.

Nesse dia, fiz só uma saladinha para acompanhar, mas cairia muito bem com purê de batata com um toque de raiz forte ou um arroz fresquinho.

Salmão ao molho de maracujá

500g de filé de salmão sem pele e sem gordura
2 maracujás
250ml de água
1 cebola pequena ralada
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de creme de ricota
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Remova a polpa dos maracujás e deixe de molho na água. Aqueça o azeite em uma panela e doure as cebolas. Acrescente o maracujá e tempere a gosto. Com fogo baixo, incorpore o creme de ricota e misture até ficar homogêneo. Reserve. Em uma frigideira quente e com bem pouca gordura, acomode os pedaços de salmão. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora (a gosto). Quando começar a dourar o fundo, vire o peixe para dourar o outro lado, deixando o miolo rosado. Sirva com o molho de maracujá morno.
Rendimento: 2 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário