domingo, 28 de agosto de 2011

Tira-gosto de presunto parma

Tira-gostos são a modalidade culinária que mais gosto de comer e fazer. Quanto mais leves e variados, melhor. Em restaurante, troco feliz um prato principal por duas entradas. Meu maior prazer é comer um pouquinho de muitas coisas. Por isso, sempre que tenho oportunidade de receber alguém em casa aproveito para pesquisar alguma novidade.

Uma combinação italiana que já se tornou um clássico é presunto parma com figo. O doce da fruta ameniza o sal do embutido e a apresentação é linda. Decidi testar a versão do Jamie Oliver que sugere um enroladinho dessa dupla mais mussarela de búfala e hortelã. E como fui feliz... O resultado é uma "mordida" que contempla salgado, doce, o cremoso do queijo e o frescor da erva. É bom de-mais e, outra parte ótima, facílimo de fazer.

A qualidade de cada ingrediente é decisiva para o sucesso da entradinha. Não adianta tentar fazer com um presunto baratinho, pois as marcas mais econômicas são mais duras e salgadas. Escolhi uma padaria que deixa o cliente provar uma fatia do que vai levar, pois queria fibras macias e pouco sal.

Outra dica é fazer o rolinho o menor possível. Fica mais confortável para mastigar e dá pra curtir melhor o sabor de cada ingrediente. Como a fatia de presunto é larga, comecei  ao meio (horizontalmente, pois ela tem que ficar comprida pra enrolar) e conclui que um terço era melhor ainda. Como cada fatia de presunto rende três rolinhos, dá pra investir em um presunto mais caro sem gastar muito. Duzentos gramas renderam que foi uma beleza ;-) As fatias de figo e mussarela cortei finas e compridinhas, com 1 cm de espessura +.

Para servir, o Jamie Oliver sugere servir os rolinhos ficados em garfinhos, que fica bem charmoso. Mas optei por palitinhos de plástico, pois a quantidade era maior (haja garfo).

Eu fiz com figo fresco, mas uma fatia fina do doce em calda também deve ficar bem bom. E manga, kiwi, morango, abacaxi grelhado...  (quem tiver mais ideias, comente!)

3 comentários:

  1. Nossa essa receita deu água na boca. Adorei e vou fazer em breve. bjs Lú

    ResponderExcluir
  2. Faça mesmo que vale a pena, Dani. Um amigo fez com figo em calda e adorou também. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Pera grelhada também deve ficar delicioso

    ResponderExcluir