quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cupcake de ovo e presunto

Vi essa fofura na semana passada e não resisti. Além de lindo, é tão fácil que a gente se pergunta como não teve essa ideia antes. Dá pra ser feliz com uma fatia de presunto, um ovo e uma assadeira de muffins (ou forminha de empada).


Essa minha primeira experiência ensinou que o forno não precisa ser alto. Meu ovo acabou cozinhando completamente e acho que uma gema mole cairia muito bem.




Na forma untada, basta acomodar uma fatia de presunto ou peito de peru. É mais fácil se a fatia for mais grossinha. Quem estiver buscando uma porção maior de "amor" pode usar bacon (em fatias redondas ou emendando fatias lado a lado até preencher o buraco da forma. Se você, assim como eu, curte uma frescura pra deixar a comida mais bonita, é possível moldar as dobras do presunto para ficar mais "rendado" ou em determinado formato. O meu acabou parecendo um peixinho depois de pronto ehhehe faz a festa das crianças.




Não tem segredo para colocar o ovo lá dentro, basta despejar devagar e, se ele for maior que o buraco, ter um recipiente pronto para receber o excesso de clara. Aí é só temperar com sal a gosto, pimenta do reino, o que preferir. Na receita original, recomendam finalização com cebolinha ou manjericão picado. Eu deixei pra próxima.



O "copinho" sai bem fácil da forma e fica super crocante nas beiradas. Fiz com peito de frango e ficou parecendo bacon, pois o tostado realçou o sabor defumado. Muito bom! E causa um super impacto. Fácil, fácil de virar tradição familiar :-)



Cupcake de ovo e presunto

1 fatia de presunto ou peito de peru
1 ovo pequeno
Sal e pimenta a gosto
Manjericão, cebolinha ou salsinha picados (opcional)
Azeite, óleo ou manteiga para untar
Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a temperatura média. Em forma de muffins untada, acomode a fatia de embutido no buraco, deixando sobrar alguns centímetro para cima, formando uma beirada. Quebre o ovo e despeje devagar no centro. Leve ao forno por cerca de 10 minutos. Polvilhe sal, pimenta e a ervinha picada.
Rendimento: porção individual

A receita que segui foi essa, mas também achei outra com bacon aqui.

3 comentários:

  1. Lu, eu amo esse seu bloguinho!
    Quero saber sobre suas aventuras gastronômicas no carnaval desse ano... =(
    Sua fã
    Carol

    ResponderExcluir
  2. lu essa receita é do karamba vou fazer aqui em casa bjs

    ResponderExcluir
  3. Que legal, Doroca! Me conta depois como ficou! Bj bj

    ResponderExcluir