segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ceviche e leite de tigre


Tá, confesso, peguei essa receita da Ana Maria Braga. Nunca tinha feito ceviche e pus fé na apresentação dela se dizendo fã do prato. Muitas informações que ela passou no programa eu já tinha lido mesmo. Fui na dela e me dei bem.

O ceviche tradicional é temperado com leite de tigre que, por sua vez, é feito a partir de caldo de peixe. Como hoje em dia pouca gente tem paciência de fazer fundos (caldo de peixe, carne ou legumes), é comum encontrar por aí umas misturas de limão picante e pronto.

Eu fiquei no meio termo. Não fiz o caldo de peixe, pois não daria tempo, mas segui a dica da Ana Maria de bater aparas de peixe no liquidificador com limão e ficou bem gostoso. Só consome bastaaante limão. E rendeu muito, acabei congelando uma boa parte para a posteridade*.

Comprei o peixe branco e sem fibras mais fresco que encontrei. Foi o saint peter, pois o robalo não tava com cara de novo. E a dica é essa, peixe suave que não seja fibroso. Tinha uns camarões dando sopa no freezer e coloquei também. Bem bom!

Outro macete legal é deixar a cebola roxa de molho em água gelada. Dilui um pouco o sumo, então ela não fica ardida. E as rodelas ficam crocantes.

*Comprei sashimis de salmão no supermercado e temperei com leite de tigre em vez de shoyo e wasabi. Ficou delicioso e foi ótimo pra variar um pouco. Deve ficar bom com carpaccio e saladas também ;-)

Ceviche com leite de tigre
(Receita daqui)

250g de peixe e/ou camarão em cubos (robalo, linguado ou saint peter)
sal a gosto
gengibre e alho ralados a gosto
suco de limão a gosto
pimenta dedo de moça e coentro picadinhos
100ml de leite de tigre
60g de cebola roxa fatiada bem fina mergulhada em água gelada

Leite de tigre
250ml de caldo de peixe
100g de aparas de peixe
500ml de suco de limão
125g de aipo picado
25g de alho
20g de gengibre picado
coentro picado a gosto
pimenta dedo de moça picada a gosto
sal a gosto

Preparo do leite de tigre: Bata no liquidificador o caldo de peixe, aparas, limão, aipo, alho e gengibre até ficar completamente líquido. Peneire. Acrescente o coentro, pimenta e sal. Leve à geladeira.

Preparo do ceviche: Em uma tigela, coloque o peixe em cubos e sal a gosto. Esprema o gengibre ralado para aproveitar só o liquido. A cada novo ingrediente, vá misturando para incorporar os sabores ao peixe: alho, suco de limão, pimenta e coentro. Adicione 100ml de leite de tigre, 60g de cebola roxa. Sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções



2 comentários:

  1. também fiz com a ajudinha da receita da Ana Maria e ficou ótimo. Mirela / Sorocaba - SP

    ResponderExcluir
  2. que bacana, Mirela! E uma dica complementar é que dá super certo congelar o leite de tigre. Como ele rende bastante, dá pra guardar no freezer e repetir a dose umas semana depois :-)
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir