segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pão de queijo revolucionário

Quando a mineira aqui se mudou para São Paulo, começou a apresentar sintomas de abstinência de pão de queijo "de verdade". Por mais bonitos e convidativos que parecessem por trás de vitrines e estufas, os exemplares paulistanos sempre decepcionavam pela falta de graça, textura e gosto. E chocavam pelo preço. Na época, estava acostumada a pagar R$ 0,70 por um pão de queijo ótimo, perto do trabalho em BH. E em SP, custavam a partir de R$ 2. Até achei um gostoso, pasme, no Starbuck’s... mas àquela altura, já estava decidida a tentar fazer em casa.

Eu cresci comendo pão de queijo caseiro, mas desde o advento do Forno de Minas, os lares mineiros se renderam à praticidade. Portanto, eu nunca tinha feito um na vida. Comecei pedindo a receita para minha tia Eliane, que faz um delicioso e é daquelas donas de casa que elegem  uma loja cativa de queijos no Mercado Central. Eu fiz, ficou ótimo, mas a consciência pesou demais... levava 8 ovos, óleo... dá-lhe colesterol e calorias. Mas a receita original é assim mesmo e costuma ter como diferencial uma marca boa de polvilho azedo e o queijo meia cura.

Fiquei feliz com meus primeiros pães de queijo, mas continuei atenta a outras opções de receita. E acabei lembrando que outra dona de casa famosa pelo quitute era a Glorinha, mãe da Nanda, uma das minhas grandes amigas. Fiz interurbano pra saber como era e valeu cada minuto de sabedoria. A receita da Glorinha não leva ovo! Nem óleo! E o polvilho é doce! \o/

Então, uma receita tão boa e revolucionária precisa ser compartilhada... pois já foi testada e retestada. Ela é puro queijo, o que deixa uma catapora linda nas bolinhas, que ficam mais crocantes por fora. Se alguém se animar a tentar, me falem.



Pão de Queijo da Glorinha

1 kg de polvilho doce Marinêz
1,3 kg de queijo ralado
1 ½ colher de arroz de margarina Qually
Leite até dar ponto para enrolar
Para assar, é bom manter uns 3 cm de distância entre as bolinhas, no forno baixo 180 graus.

* P.S. A preferência de marcas dos produtos é da Glorinha e eu segui
* P.S.2: Dependendo do queijo, é bom colocar um pouco de sal

10 comentários:

  1. Huuummm! Acho que vou tentar... So nao vou poder usar esses ingredientes, mas vamos la!

    ResponderExcluir
  2. Faço questão de levar os ingredientes pra vc! Aí fazemos uma receita a seis mãos, com o Caio!

    ResponderExcluir
  3. ADOREI!! Aqui em casa a gente também tá acostumado com pão de queijo de verdade. Quem faz é a minha sogra. O perigo é eu testar essa receita e ficar melhor que o dela. Aí o léo vai ter que escolher qual dos pães de queijo é o melhor: o da mulher ou o da sogra. Rss...

    ResponderExcluir
  4. Lulu, sem contar os momentos felizes que passamos na casa da Nanda comendo o pão de queijo da Glorinha! Viva o pão de queijo da Glorinha!

    Quem tá na Finlândia e chorou muito quando leu esse post põe o dedo aqui, que já vai fechar...

    Depois, passa lá no blog da Oiti - www.oitidesign.wordpress.com - para acompanhar minhas peripécias por aqui. Helsinki rocks!

    ResponderExcluir
  5. Eu testei e..... surpresa!!! deu certo.
    Como prometido, o pão de queijo ficou leve, com bolinhas lindas douradas, crocante por fora e macio por dentro. Uma delícia!!! Não sei se por causa do queijo que eu usei, mas precisei colocar um pouco de sal.

    ResponderExcluir
  6. Gabi, vc tem razão, depende do queijo! Eu tinha esquecido desse detalhe, vou acrescentar a observação no post. A primeira vez que eu fiz ficou com pouco sal também. A vantagem dele assim é quando a intenção foi rechear... ;-) Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Lu, para manter a dieta em dia, vou tentar com os ingredientes light, zero, diet pra ver se dar certo! Te dou noticias!! CLARINHA

    ResponderExcluir
  8. Nao precisa escaldar? Qto tempo de forno?

    ResponderExcluir
  9. Da primeira vez que eu fiz, escaldei e deu certo. Mas não precisa. O tempo é cerca de 40 minutos, dependendo se você gosta dele mais clarinho e macio ou dourado e crocante ;-)

    ResponderExcluir