sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O pão com ovo perfeito


Quem não gosta de pão com ovo, bom sujeito não é. Deve ser doente do pé e do coração também. Pois um pão fresquinho com um belo ovo  traz um conforto em vários níveis. É nutritivo, leve e ameniza a preguiça, cansaço ou falta de tempo do dia a dia. Esse post é dedicado à Fabi Lopes, que me inspirou essa semana S2
Eu recorro sempre ao pão com ovo, principalmente à noite. Alimenta, mas não pesa.  Basta o pão estar quentinho no supermercado ou padaria pra eu desistir de qualquer outra possibilidade além daquela gema mole amparada pelo miolo com um pouquinho de nada de manteiga.
Andava muito feliz com variações de pães franceses de farinha integral, até o dia que uma certa Diana (não a Mulher Maravilha) mudar meu conceito. Ela tinha feito o estilo com pão de forma furado no meio com o ovo no buraco. Nham!
Já brinquei tantas vezes, que seguem algumas idéias... A primeira dica, a própria Diana já deu de cara. É bom dar uma tostadinha na fatia do pão antes de quebrar o ovo, porque a textura ajuda a segurar a clara dentro do furo. Outra dica importante é o tamanho do buraco. Se for pequeno demais o ovo transborda de um jeito que atrapalha o efeito final. Se for grande demais, o pão fica pouco.
Eu passo margarina de um lado só e, quando ele cora, corto o quadradinho no meio da fatia. Aí quebro o ovo no buraquinho, coloco uma pitada de sal e abafo com uma tampa. (Como nessa hora já tô salivando, vou comendo o quadradinho cortado pra enganar hehehe.)
Quem gosta da gema bem mole, é só abafar um pouco mesmo. Eu gosto dela mole, pero no mucho, quando começa a cozinhar, mas com o miolo molinho. Então, eu viro uma vez e desligo o fogo, só pra equilibrar o calor e evitar que queime no fundo.
Vale colocar um queijinho ralado por cima também, até um cheiro verde, dependendo da disposição, hein? E pães integrais variados ficam ótimos, com aveia, linhaça... crocantes na mordida.
Procurei umas receitas e fotos pra esse post e me diverti vendo o quando os gringos levam o pão com ovo a sério.  São estrelas do café da manhã, né? As duas idéias que achei mais bacanas foram essa versão assada que forma um ninho  e a torradeira australiana com uma caminha pro ovo. (Agora vou ter que tentar o ninho assado... e depois eu conto.)

Alguém faz diferente? Qual seu pão com ovo favorito?

3 comentários:

  1. Hummm, Lu, que apetitoso. Deu fome. Muita fome. Adorei seu blog. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gi, bem-vinda! Fiquei muito feliz de te ver por aqui! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica da Diana, vou experimentar!
    O meu ovo, como de gema mole com duas fatias de pão de forma branco. Como "chutchando" pedacinhos do pão na gema ... uhummmm delícia!!!
    Um salve ao pão com ovo ... \o/ e ao duplo sentido da expressão também ... hehehehehe
    bjs.

    ResponderExcluir