terça-feira, 1 de março de 2011

Polenta ao molho bolonhesa de frango

Quando a gente se muda para outra cidade, incorporamos parte da cultura nova e rejeitamos outra parte. Eu nunca vou falar "mêo" ou "mano", nem dizer que "de quinta, vou à feira" ou que tomo sorvete de massa. Mas fiquei bem mais exigente com pizza, prestações de serviço e  o angu virou polenta.
Com a tradição italiana em São Paulo, a polenta é um acompanhamento constante, frita ou molinha e com molho. Muitas vezes, vem em potinhos, pra comer de colher, com a mesma função do caldinho de feijão. É bom demais! A frita tem uma casquinha crocante ótima e a molinha sempre tem um molho gostoso pra incrementar. E a polenta, aqui, é temperada. Em Minas, o angu não costuma levar sal e a consistência é mais dura, cada colherada é um bloco.
Apesar do calor, me deu vontade de fazer polenta em casa. Era outra coisa mega básica que eu nunca tinha feito. Acho que meu perfeccionismo ficou intimidado com os papos que cresci ouvindo de que fazer angu requeria alguns macetinhos, pra não empelotar. Com medo de errar, fui adiando.
Mas se tem algum santo fã de polenta, ele me ajudou hehehe Pus em prática duas dicas pra polenta ficar cremosa. Dissolvi  o fubá em água fria e não deixei a água quente borbulhar na hora de misturar. Deu super certo.
A vontade de encarar a polenta veio de um fubá de moinho d’água que tinha comprado no Mercado Central de BH. Eu tinha um frango moído no freezer e resolvi fazer o molho com ele, em vez da carne moída de sempre.
Eu adoro manjericão, mas esse receita vai ao forno para gratinar e eu detesto quando as folhinhas ficam esturricadas. Mas tive uma ideia na hora de montar que deu certo pra evitar o ressecamento dele. Coloquei o molho em cima da polenta, joguei o manjericão fresco e fiz uma camada de mussarela em cima dele. Deu um vapor que exalou o aroma e não desidratou a erva. Vou adotar sempre a partir de agora. :-)


Receita
Polenta mole
5 colheres de sopa de fubá
5 xícaras de água
Sal a gosto ou caldo de frango
Preparo: Esquente 4 xícaras de água, sem deixar borbulhar. Dissolva o fubá em uma xícara de água fria. Quando começar a subir bolhinhas de vapor, antes de ferver, coloque o sal ou caldo Knorr pra dissolver e acrescente o fubá dissolvido. Mexa até começar a engrossar. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por, no mínimo 20 minutos. É bom provar pra ter certeza que o fubá está cozido.


Molho
300g de frango ou carne moída
Cebola e alho picados a gosto
1 lata de molho de tomate
Preparo: Doure o frango ou carne e refogue a cebola e alho, acrescentando o molho de tomate em seguida. Quem gostar de pimenta, fica bem gostoso o molho picante.

Montagem:
Em um pirex, despeje a polenta mole pronta, cubra com uma camada de molho com carne. Salpique folhas frescas de manjericão e cubra com fatias de mussarela. Leva ao forno bem quente, só pra gratinar.

4 comentários:

  1. Não creio que está escrevendo sobre polenta ... eu estava pensando em te mandar ao "Galinheiro Grill", na Vl. Madalena, para experimentar a MELHOR polenta frita que já comi na vida e comentar sobre ela.
    Transmissão de pensamento ... engraçado.
    Bem, já que gosta de polenta, fica a dica a polenta de lá é M A R A!!!
    Bj.

    ResponderExcluir
  2. Opa! Ótima desculpa pra ir conhecer então. Posso alegar que foi um sinal :-D Deixa comigo! hehehe

    ResponderExcluir
  3. Brincadeira em colega, assim vc me mata porque comer pela tela ainda não aprendi!kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Ai, tia Re... mas seria uma boa pra não engordar, né?! kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir