segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Lasanha e molho branco light

Todo guloso tá em eterna dieta, neam?! Inevitável. Pra variar o cardápio, lembrei de uma receita que já está na família há alguns anos, de lasanha de berinjela. Minha mãe já fez várias vezes, veio numa revista Boa Forma do ano 3 a.C.
Um tempo atrás, tentei achar essa receita específica na internet, em vão. Mas selecionei duas finalistas e fundi as partes que achei mais interessantes. Tentei variar os legumes, acrescentando camadas de abobrinha, além da berinjela, mas não recomendo, dá diferença de textura e polui um pouco o sabor. Grelhar a berinjela em vez de cozinhar também não achei legal, resseca a fibra dela.
A melhor descoberta de todas foi o molho branco light (mesmo!), com ricota batida no liquidificador com leite desnatado e temperos. Fica cremoso, bonito e, como o gosto é bem suave, vira um coringa ótimo para adotar em outros pratos. O segredo é colocar o leite aos poucos, para não diluir demais e ficar com a consistência mais grossinha. Agradecimentos ao Panelinha e sua Lasanha de Legumes Light.

Para a lasanha em si, escolhi uma montagem mais tradicional e caprichei no molho à bolonhesa com a carne bem temperada com alho e molho de tomate de verdade, cortando os cubos, refogando, como mandam as Mammas.
É uma receita muito saborosa e vale à pena demais. Mas é prato para uma refeição só, sugiro um tabuleiro pequeno. ;-) 

Lasanha de berinjela com molho branco light

Molho branco
100g de ricota
½ xícara de chá de leite desnatado
1 colher de sopa de salsinha picada (alecrim ou manjericão também combinam!)
sal e pimenta do reino a gosto
Preparo: bater no liquidificador a ricota e o leite, em velocidade alta. Quando o creme estiver homogêneo, misture à mão os temperos e reserve.
1 kg de berinjela
1 cebola em cubos
8 tomates sem semente
300 g de carne moída
1 colher de sopa de parmesão light
Sal, alho e pimenta do reino a gosto
Preparo: fatie a berinjela em fatias finas, sem casca e sementes (uma plaina funciona super bem) e coloque em uma frigideira com um pouco de água com sal, para ferver por 3 a 5 minutos. Refogue a carne moída com cebola e alho e acrescente o tomate em cubos, pingando água e acertando o sal.
Montagem: Em um tabuleiro ou refratário médio untado de azeite, faça uma camada com as fatias de berinjela, depois outra camada de molho à bolonhesa, depois outra de molho branco. Repita as camadas até preencher a altura da forma, polvilhando a última com queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido até o molho ferver.

Rendimento: 4 pessoas.

Um comentário:

  1. Bubula,
    Estou muito orgulhosa de voce
    Gostei muito das receitas que colocou
    e da maneirs como faz isto parecer re
    laxada.
    Quem sabe pra frente ficará viavel o
    aperitivo e colocará a beringela em
    conserva....
    Beijos
    Mami

    ResponderExcluir