quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Combina, ué?!

Pra quem cozinha ou só gosta de comer, uma das surpresas mais gostosas é achar combinações de sabores. Claro que só tem graça de verdade as que não são óbvias. Como eu demorei demais a por este projeto andando, minha amiga querida que mora numa Cabana fez um post sobre isso há tempos e eu até contribuí lá. O estopim foi meu debut no Pasquale, quando fui apresentada à burrata. Conversa vai e a burrata ganhou um apêndice de lingüiça, vinho foi e a dupla ganhou um penduricalho de manjericão. :-O Muito bom! O verdinho ressaltou a sutileza do queijo e quebrou a força do embutido. Lindo.

Outra descoberta casual nasceu da má vontade com a sobremesa do bandejão no trabalho. Uma colherzinha de plástico suja de canela do arroz doce serviu pra laranja picada contrabandeada do almoço pro lanche da tarde. De novo… canela com laranja = agradecimento.

Mas nada disso é novidade, pois ta lá na Cabana. A novidade (pra mim!) é o casamento do gorgonzola com o tomate cereja. Mas não fui eu que descobri, só ajudo a divulgar a empolgação de quem provou e amou. Gostei tanto que já comecei uma produção pirata em casa, porque não sou boba nem nada.

Fui apresentada à dupla no jantar de aniversário do meu pai, quando o canapé simples e lindo me encantou. Foi entrada do Buffet do Cantídio Lanna, um dos meus favoritos em Belo Horizonte. Na versão original, o pão era de forma, sem casca, cortado redondo, pouca coisa além da circunferência média de um tomate cereja picado ao meio. Esse detalhe faz diferença, pelo que comecei a testar. Minha primeira tentativa foi com uma baguete francesa fininha, cortada em rodelas finas. Funcionou bem. Já na segunda bateria, fiz com torradas redondas estilo canapé, que roubaram um pouco da graça tanto no gosto quanto na textura.
gorgonzolatomate
E a receita é simples assim. O sucesso depende da qualidade do queijo e que o pão seja o mais suave e menos invasivo possível. O ponto do forno varia com o freguês. O mínimo é que o gorgonzola derreta e o tomate (sem sementes) murche um pouquinho. O máximo é que o queijo escorra vez ou outra pela beiradinha e forme uma casquinha que… hum! Vale fazer as duas opções na mesma fornada. É só tirar uma porção no primeiro estágio e deixar o resto no forno desligado ;-)


Outra combinação que adotei pra sempre é de abóbora com páprika… uso pra sopa. Alguém tem mais dicas?

2 comentários:

  1. Fala sério ... Dá pra postar umas coisas que não gosto???
    Não paro de salivar ... hehehehe
    bjs.

    ResponderExcluir