quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dicas de Londres - Jamie's Italian

Este ano, realizei o sonho de conhecer Londres. Fui logo depois da Olimpíada, em tempo de curtir o clima de festa, mas sem os preços mega inflacionados e as interdições dos jogos. E, como se precisasse, resolvemos deixar a viagem ainda mais marcante com um jantar em um dos restaurantes do Jamie Oliver, um dos meus ídolos gastronômicos.

Atualmente, ele tem três tipos de restaurante: o Fifteen, Barbecoa e Jamie's Italian. O primeiro é um projeto social do chef, que capacita jovens profissionais de cozinha e salão. Tem preços bem atraentes, sobretudo no almoço, mas era o mais longe de onde estaríamos antes de jantar. O Barbecoa é especializado em carnes grelhadas e assadas na brasa. A descrição do site é super atraente, mas não achamos tão emblemático do estilo do Oliver. Então, juntando conceito e localização mais interessantes, escolhemos o Jamie's Italian.

Só deste italiano, há 31 endereços em diferentes cidades da Inglaterra, além de Dublin, Dubai, Sydney e Perth. Por conveniência, escolhemos a unidade da Threadneedle Street, perto da estação Bank. Aliás, todos os pontos em Londres ficam a poucas quadras de algum metrô. Apanhamos um pouco para encontrar o lugar certo, pois a numeração da rua é irregular.

A decoração do restaurante é bem bacana. O imóvel é antigo, com pé direito alto e afrescos no teto. Mas os lustres são releituras modernas, assim como o mobiliário, em contraste com bar e bancadas antigas. Os contrapontos entre antigo e novo são harmônicos e lindos.

Ao abrir o cardápio do bar, encontrei um item da minha lista de to-dos: a cerveja Curious Brew, que havia sido escolhida como uma das melhores do mundo dias antes da nossa partida. Ela é feita em uma vinícola. Pedimos uma Lager e uma IPA, acompanhadas por uma tábua de frios e vegetais maravilhosa. No menu, o preço da tábua era por pessoa, mas a garçonete ofereceu a opção de dividirmos uma individual, para não atrapalhar o jantar. Simpático, né?! A tábua chega à mesa apoiada sobre duas latas de tomate pelado. É composta por uma fatia de cada um dos cinco embutidos, de diferentes regiões da Itália, uma fatia de queijo pecorino com geleia de pimenta, uma seleção de picles, azeitonas e alcaparras, além de legumes grelhados e marinados em azeite e ervas. Tudo tão bom que dá vontade de pedir mais uma, mas aí também dá medo de queimar a largada pros pratos principais.

Pro jantar em si, mudamos pra vinho tinto. Pra alegria de todos, a carta é bem democrática, com preços camaradas e várias opções em taça, novamente, de diferentes regiões da Itália. Enquanto a comida não chegava, fiquei observando cada detalhe do ambiente, olhando as mesas vizinhas. Viajando em tudo que tinha direito. Bem no meio do restaurante, em posição de total destaque, fica uma bancada onde são fatiados os frios, à vista dos clientes, com os legumes frescos organizados como na feira. Provavelmente, para reforçar a bandeira do Jamie pelo frescor e qualidade de cada ingrediente.

Logo a primeira carne do cardápio gritou pra mim, mineira clichê que sou: barriga de porco crocante, cozida por 24 horas e servida com pimentões, alho e manjericão. Foi essa minha pedida. Uma carne perfumada, macia por baixo e com uma pururuca levemente grudenta. Maravilhooosa. O marido pediu uma vitela envolta em presunto parma à milanesa, com um ovo por cima e raspas de trufa. Esse prato havia sido substituído por outra receita de vitela para o verão, mas a garçonete explicou que os clientes pediam tanto, que ele voltou pro cardápio. Realmente, é um prato reconfortante, cheio de sabor e textura. Quase invejei. Como acompanhamento para os dois, a sugestão da atendente foi uma porção de batatas fritas crocantes. Nem íamos pedir, mas ela insistiu e caiu super bem.

Para sobremesa, o tiramissu da casa, feito lá mesmo, bem fresco e leve foi perfeito. Nem havia mais tanto espaço pra ele, mas foi tão bom que valeu o exagero.

Nossa conta, pra duas pessoas, com entrada, pratos, sobremesa, café, vinho, duas cervejas e gorjeta deu R$ 300. Ficamos tão encantados e satisfeitos, que deu pesar de não termos ido antes e aproveitado para conhecer os outros empreendimentos do Jamie, pois foi o melhor custo-benefício que tivemos. Londres é bem cara, comemos bem pior gastando quase isso. E, convenhamos, não é só Londres. Gastamos a mesma coisa comendo em lugares bem meia boca em São Paulo também. Né, não? ;-)

Pra quem quiser ver mais fotos, tem aqui!

Jamie's Italian
38 Threadneedle Street, perto da estação de metrô Bank
Londres
Página desta filial

Nenhum comentário:

Postar um comentário