quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Nhoque de berinjela defumada


Berinjela é um dos meus vegetais prediletos. Já fiz refogada, assada, frita, grelhada, mas nunca tinha queimado a casca, como fazem no Oriente Médio para dar o sabor de defumado. Esse é o charme dessa receita, irresistível pra mim por mais de um motivo.
Tinha guardado essa vontade por interesse duplo. Ela veio do Gastrolândia, que está no meu Olimpo de blogs gastronômicos, e é de autoria da Andrea Kaufmann, uma chef que despertou meu interesse quando tinha o AK Delicatessen, de comida judaica, e hoje comanda o AK Vila, na Vila Madalena.
Em São Paulo, a convivência com judeus e sua cultura é trivial, mas em Belo Horizonte, minha terra natal, nem tanto. Os poucos judeus que conhecia não eram muito fiéis às tradições. Então quando me mudei pra SP, me senti à margem desse universo e fiquei super curiosa quando vi que haveria um curso de culinária judaica. Me inscrevi e me tornei fã da Andrea, uma chef muito talentosa, que consegue ser inventiva sem deixar de honrar a tradição.
Bom, mas então vamos à receita, que já tá virando um mexido de tanta informação. O preparo é fácil, o sabor é delicado e cheio de nuances. A combinação do nhoque com o tomate é o arremate perfeito. O preparo original prevê tahine, mas eu tinha pouco tempo e deixei pra próxima.

A berinjela é queimada na boca do fogão até murchar e ficar bem macia. Deu vontade de defumar algumas a mais para fazer um patê depois. Muito simples e muito bom.
Como sempre penso em formas de testar novas versões, fundir princípios de boas receitas e tal, acho que no futuro vou incorporar a berinjela à massa de outro nhoque, que é um dos maiores sucessos aqui do blog. Espero  que gostem!
Nhoque de berinjela defumada
(da chef Andrea Kaufmann

1 berinjela média com casca
160g de ricota
40g de parmesão
20g de maisena
4g de noz moscada moída
1 pitada de sal
pimenta do reino moída a gosto
3 tomates sem pele e sem semente, cortados em cubinhos
10 folhas de manjericão fresco
Modo de preparo: Com um garfo, espete a berinjela e leve à chama do fogão, em fogo baixo. A uma distância de 5 cm, vá virando a berinjela, pra ela ir tostando por igual. O ponto ideal é quando ela estiver bem mole. Deixe esfriar, tire a pele e corte em cubos pequenos. Misture a berinjela à ricota, parmesão, maisena, noz moscada, sal e pimenta. Quando virar uma massa homogênea, enrole em pequenas bolinhas. Ferva uma panela com água e vá colocando os nhoques de 5 em 5 por cerca de 2 minutos. À parte, refogue os tomates com alho e tempere com sal. Incorpore os nhoques, salpique as folhas de manjericão e sirva.
Rendimento: 2 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário