segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pudim diet delicioso

Sou apaixonada por pudins e eles têm me perseguido nos últimos dias. Então decidi que a melhor estratégia seria vencer meu perfeccionismo e tentar fazer um pela primeira vez, mesmo sem a garantia de sucesso #TOC

Portanto, essa receita surgiu por etapas. O primeiro passo foi um post no ótimo Panelaterapia sobre os dois estilos primordiais de pudim: com furinho ou sem. Pelo que li nesse post e em outras ocasiões, os furinhos vêm do modo de bater a massa. Se ela fica aerada, tem furinhos. Mas imagino que a combinação de ingredientes também influa, pois alguns são infinitamente mais cremosos que outros.

Enfim, para quem quer incentivar furinhos ou minimiza-los, há quem misture a massa a mão, para incorporar o mínimo de ar, há quem bata na batedeira ou liquidificar e depois coe ou deixe descansar, pras bolhas se desfazerem.

Tenho dois pudins favoritos: o insuperável pudim de nozes da minha vó Yvette (é feito com nozes moídas, que se acumulam no fundo e deixam o creme quase transparente em cima - texturas indecentes de tão boas) e o pudim de leite condensado beeem cremoso, sem furinhos.

Um dia depois de esbarrar com o post da Panelaterapia, foi a vez do Ale Guerra e seu Cuecas na Cozinha, dedicando a um amiga a receita de pudim light e diet com uma foto de babar. Compartilhei a receita na página aqui do blog no Facebook e pensei que gostaria de fazer um dia. Reservei.


Aí, o tiro de misericórdia veio com o Gourmet Viajante, que adorou  a loja e delivery Fôrma de Pudim. Não preciso dizer nada, só mostrar a foto aqui do lado. Mas li a matéria, olhei o site deles e aprendi dois truques, sobre a importância da quantidade de água no banho maria e uma dica pra desenformar (levando o pudim pronto ao fogo rapidinho, pra ajuda-lo a escorregar da forma).

A receita

Depois de tanta campanha e incentivo virtual, decidi fazer o Pudim diet, pois não só a consciência vive pesada. A receita é feita em duas etapas. A primeira é um leite condensado diet caseiro, que é sen-sa-ci-o-nal!!! Gente, é incrível mesmo! A textura, o sabor, tudo. É simples e genial, como o molho branco light. Só leva leite em pó, água quente, adoçante e margarina light. Pra consumi-lo puro, recomendo um pouco menos de adoçante, pois ficou um pouquinho de retrogosto. Mas no pudim ficou perfeito.

leite condensado diet caseiro: perfeito!

Feito o leite condensado, basta levar o resto todo ao liquidificador. Como prefiro o pudim sem furinhos, passei a massa por uma peneira e deu bem certo. Entretanto, como esse doce é light, acho que combina mais com furinhos, pois o creme é bem levinho.

Só não consegui ser fiel à calda original da receita, pois achei que tinha frutose em casa e era stevia para forno e fogão. A bendita não derreteu, empedrou. Não conta pra ninguém, mas usei açúcar comum na calda. Coloquei quatro colheres de sopa e segui o procedimento da receita. Super fácil.

O resultado foi um pudim leve, saboroso, fácil de fazer, que não deixa pista nenhuma do adoçante ou leite desnatado. Se quiser servir sem dizer que é diet, ninguém vai notar ;-)

Pudim de leite diet
(receita do Cuecas na Cozinha)

300g de leite em pó desnatado (uma lata inteira)
400ml de água fervente
1 colher de sopa de adoçante líquido
2 colheres de sopa de margarina light
3 ovos grandes
200 ml de leite desnatado
1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência)
200g de frutose

Pré-preparo: Para fazer o leite condensado, bata todo os ingredientes no liquidificador por cerca de 5 minutos e leve a geladeira por, no mínimo, 3 horas.

Modo de preparo: Coloque a frutose na forma de pudim e aqueça no fogo até formar uma calda. Reserve. Bata no liquidificador o leite condensado com ovos, leite e baunilha. Despeje sobre a calda e acomode a forma em um tabuleiro fundo, para assar em banho maria. Encha o tabuleiro com o máximo de água possível. Asse em forno médio (180 graus) por cerca de 1 hora. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por 3 horas. Para desenformar, solte as beiradas com uma faca lisa ou espátula e aqueça a forma por alguns segundos no fogo, para ajudar a soltar o pudim.
Rendimento: 10 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário