quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pappa al pomodoro


Estou numa fase Jamie Oliver total. Tenho feito receitas muito gostosas e práticas. Essa aqui é de uma sopa toscana super tradicional. É fácil, rápida, muito saborosa e ganhou um toque charmoso na versão do Jamie.Eu a vi no blog de uma colega de Jornalismo Gastronômico, a Luísa Frey, e estou guardando há três meses.

A pappa al pomodoro toscana leva tomates, manjericão, alho, azeite e pão dormido. É sempre um prazer ressaltar que os tomates são sensacionais na Itália e o pão, nem se fala. Como se trata de uma receita de poucos ingredientes, a qualidade de cada um faz toda a diferença. Portanto, vale escolher os melhores tomates, azeite e pão disponíveis. O próprio Jamie Oliver defende que se for pra usar pão de forma, deixe pra lá (haha)

O toque especial de Jamie é assar tomates cereja com alho, manjericão, azeite, sal e pimenta. É um detalhe que incrementa o sabor e textura da sopa. Eu não tinha tomate cereja, infelizmente, pois comi muito dele em Roma e combinam muito com essa cocção. Mas, pra compensar, tinha tomate italiano bem bonito e assei uma quantidade extra pra decorar e sobrar um pouco para tira-gosto ou salada.
Receita a la Jamie Oliver
500g tomate cereja maduro
3 dentes de alho picados
1 molho de manjericão (desfolhado, com talo picadinho)
Azeite extra virgem de ótima qualidade
Sal e pimenta do reino a gosto. Se for moída na hora, melhor ainda
2 latas de tomate sem pele
500g (ou duas xícaras) de pão italiano em cubos médios, + 3 cm
Preparo: Pique os tomates cereja e coloque em uma assadeira, salpicando com um dente de alho picado, um quarto das folhas de manjericão, um fio de azeite, sal e pimenta a gosto. Asse a 180ºC por cerca de 20 minutos. Enquanto o tomate assa, em uma panela funda, aqueça um pouco de azeite e refogue o restante do alho e os talos de manjericão. Acrescente o tomate sem pele e use a lata como medida para água. Despedace os tomates com uma colher e deixe fervendo por 15 minutos. Acerte o tempero e coloque os pedaços de pão. Adicione as folhas de manjericão e deixe em fogo baixo por 10 minutos. À essa altura, o tomate assado já estará pronto, misture tudo, aproveitando o caldo que estiver no fundo da assadeira. A consistência ideal é de um caldo grosso, ajuste a água, se necessário. Tire a panela do fogo e acrescente 6 ou 7 colheres de sopa de azeite. Se quiser, sirva com folhas de manjericão decorando.
Rendimento: 4 porções

Um comentário: