sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mocotó, torresmo e marketing paulistano

Se tem uma mania paulistana com a qual eu implico é que cada estabelecimento “é o melhor de São Paulo”. Em frente aqui de casa tem uma rotisserie mequetrefe que pendura um banner mega cara de pau prometendo “o melhor nhoque de São Paulo” #not.

Além de tirar sarro da autoestima estratosférica, virou um prazer ir aos lugares desmascarar os maiorais. Um dos exemplos memoráveis foi o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, franqueado de Portugal para SP. Comi metade da fatia, fiquei com dó de desperdiçar (minha mãe ensinou que é pecado) e deixei na geladeira até chegar a hora de dizer tchau. Doce demais e enjoativo pacas.
 
Então quando comecei a ler sobre um restaurante que tinha “o melhor torresmo”, plantei os dois pés atrás. Afinal, com mineiro e torresmo não se brinca! Mas eu lia coisas bem legais sobre o chef do Mocotó e a história do local. Era um boteco do pai, que vendia cachaça e caldo de mocotó, até o filho virar cozinheiro e assumir o negócio. Ele manteve o conceito nordestino, o clima familiar, mas aplicou técnicas gastronômicas de alto nível. 
O nome desse gênio é Rodrigo Oliveira, que não troca o ponto na zona Norte por nenhum outro badalado ou sofisticado. Ele trata cada ingrediente do cardápio como uma iguaria que merece todo respeito e transforma petiscos e pratos super tradicionais em obras primas. Ou seja, o torresmo realmente é o melhor de SP, o melhor do mundo! 
O preparo começa mais de 12 horas antes, envolve salmoura, desidratação e duas frituras. O resultado é uma pele crocante, perfeitamente pururucada, com carne macia. Com todos os torresmos ressecados demais, duros ou murchos demais que já comi, fico imaginando quanto tempo e esforço esse moço levou pra desenvolver a técnica dele...
Portanto, mesmo quem não for tão fã de torresmo tem que provar um quando for ao Mocotó. E eles vendem a unidade. Além dele, há vários tira-gostos sensacionais, uma carta de cachaça e caipirinhas bem variada, pratos deliciosos e sobremesas ótimas. O preço é bom e o atendimento é simpático. Conclusão, vá cedo porque está sempre lotado. O bom de lá é que te servem na fila, então a espera é menos chata. Mas eu sempre madrugo e nunca tive que esperar mais que alguns minutos.

Mocotó Restaurante & Cachaçaria
Av Nossa Senhora do Loreto, 1100 - Vila Medeiros   SP
(11) 2951-3056

2 comentários:

  1. Nossa, Lu, to aqui na redação, nesse friiio, aguando de vontade do torresmo... e do quadradinho de tapioca com queijo com coalho, da carne seca... ai, ai.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ai, Carol, minha sorte é morar longe desse lugar. Ou estaria perdida!

    ResponderExcluir