segunda-feira, 14 de março de 2011

Dicas de Roma – Cerveja artesanal, gastronomia e rock ‘n roll

Daniela Santos e Giovana Girardi, por favor, compareçam à recepção! O chamado no alto falante é para dedicar este post a vcs. A Dani é uma amiga de lonnnga data, que me proporcionou a ida ao lugar do qual vou falar hoje, o Bir & Fud, do nosso Top 3 Romano. E a Gi é uma primeira dama do mundo cervejeiro que tem tido muito carinho com o blog. Então, vcs duas não se conhecem, mas vão dividir essa. Um brinde às duas!
Pois bem, o Bir & Fud. É essencial para qualquer apreciador de cerveja em Roma. Foi mais um achado da minha pesquisa online pré-viagem. O local é um pub/restaurante especializado em cervejas artesanais de diferentes regiões da Itália, que serve comida muito boa e tem um playlist roqueiro de primeira como som ambiente. Os donos são sócios de outra casa na mesma rua, que serve cervejas artesanais de outros países europeus.
Eu e meu marido estávamos doidos pra ir lá. Almoçamos leve no dia e fomos os primeiros a chegar lá hahaha Nessa hora, só tinha uma garçonete que não falava muito inglês e, logo depois, chegou um dos donos, um cabeludo que tem em cima do computador um quadro da Santa Ceia, só que com cerveja e os rostos dele e sua turma.
A garçonete não levou cardápio pra gente e ficou tentando perguntar que tipo de cerveja a gente queria. Tentei várias palavras, descrições e ela entendeu “trigo”. Ueba! Trouxe os dois primeiros copos, uma cestinha de batata chips caseira, ultra crocante, e um molho de tomate picante ma-ra-vi-lho-so. Ela veio perguntar se tínhamos gostado e pescou mais duas palavras soltas: doce e amargo, que, somada à mímica, dava a dica que o Alexandre gostava de variedades mais amargas e eu, um pouco amargas e também levemente adocicadas.
Estava bem divertido pedir cerveja assim. Como não sabíamos o cardápio e a comunicação precária, íamos no: “agora uma mais escura”, “agora mais clara”, “repete a segunda”... Estávamos no paraíso, mas confesso que estava com medo da conta, porque tampouco sabíamos do preço e podíamos estar sendo explorados pela garçonete do golpe “no english”. Mas cerveja é tão bom e era lua de mel... continuamos.
O tempo passou, chegou o resto da equipe e a nossa atendente cochichou com um rapaz de barba que veio até a nossa mesa. Ele começou a falar comigo em espanhol, mas saquei logo o sotaque. Era brasileiro, do Paraná, e a colega tinha pedido pra ele nos atender, pra facilitar o diálogo porque ele falava espanhol. hehe
A chegada do Daniel foi a melhor coisa que nos aconteceu ali. Ele é super gente boa e entende bastante de cervejas e harmonização. Deixamos ele à vontade para sugerir nossos pedidos a partir daí e tivemos em troca um super menu-degustação. Ficamos no céééu!
As duas cervejas que mais gostamos foram a Vudu, que era servida num "balde" redondo no qual se tem vontade de mergulhar de ponta (e eu mergulhei), e a Beer Bera, da Lover Beer, que é frisante, tipo um espumante. Ainda não procurei as duas pra saber se vendem no Brasil. Se alguém vir ou souber, por favor me avisem.
Nos divertimos muito com a hora que o Daniel veio até a mesa, a pedido do chefe dele, que estranhou nossa conta ter 12 cervejas (não eram garrafas, cada uma vem num copo diferente, tipo chopp). Sim, a conta estava certa e ainda teria mais.
Obviamente, saímos de lá tortos. Mas antes disso, pedimos uma porção de supplí, os famosos bolinhos de arroz, que era uma trilogia de pratos clássicos italianos. Um deles era sabor carbonara, outro à matriciana e o terceiro não lembro. Adoramos. Íamos pedir uma pizza, que é a atração gastronômica de lá, e nos sentimos VIP mais uma vez. O Daniel avisou pra gente de uma que não estava no cardápio, com lascas de bacalhau fresco, tomate, azeitona e rúcula. Nossaaa, boa demais!
Saímos dando vexame, querendo levar o copo-piscina da Zulu, mas felizes da vida (em vários sentidos). E o último motivo para a alegria transbordante foi a bendita conta. No fim, descobrimos que eles trabalham com um preço fixo, por copo de cerveja, a 5 euros. Não doeu nada. A vida é bela ou não é?


Bir & Fud
Via Benedetta, 23 - Trastevere

5 comentários:

  1. Amei o brinde, Lu. Saluti!!!!
    Acho que o Rô chegou a ir nesse bar numa viagem solo que ele fez pra Itália há uns dois anos. Agora vamos juntos pra lá. Já está na lista obrigatória de visitas, ainda mais depois dessa descrição maravilhosa. Fofa, muito fofa vc. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pô, o post trouxe boas lembranças. Foi minha última parada na maratona cervejeira que fiz na Itália em 2009. Além da pizza, muito boa, tinha um suppli sensacional lá. Tomei uma Bi-Du Rodersch bem boa, mas não tinha mais forças para aproveitar o resto da carta hehehe. Lembro também que os frequentadores ficavam gritando "birra" a cada 5 minutos. Certamente vamos voltar lá este ano. Abs e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Só complementando, infelizmente nenhuma das duas cervejas que você citou são vendidas por aqui. Mas há algumas boas birras por estas bandas, como as Baladins Noel, Erika e Super, de Piozzo, a Grado Plato Sticher, de Chieri, e a Birrificio del Ducato Verdi, de Roncole Verdi. Abs

    ResponderExcluir
  4. Que delícia, gente, amei os comentários e as dicas! Já foram pra minha listinha de compras! Ó, esse Daniel garçom falou pra gente de uma feirinha na Via Portuense, aos domingos, que vai essa turma da cerveja artesanal. Ele anotou o Birrificio Darkstar pra gente e deu o cartão de uma loja na Via Cavour, 88, que chama Domus Birrae. Não sei se interessa pra vcs, mas devem ser legais. Beijão pro dois!

    ResponderExcluir
  5. Luciana,
    que deliciosas as suas dicas de Roma! Fiquei surpresa com esse local especializado em cervejas na terra desses italianos que bebem vinho tinto até no calor de quase 40ºC do verão romano! Os supplí e a pizza de bacalhau também me deixaram morta de curiosidade e com água na boca! Hmmmm!
    beijos!

    ResponderExcluir