quarta-feira, 9 de março de 2011

Dicas de Roma – Campo dei Fiori com laranja empanada

Cinco dias de lua de mel em Roma fazem jus a todos os clichês que um casal apaixonado tem direito. Mas além do romance, a gastronomia é decisiva pra curtir e entender a cultura italiana, né! Então vou compartilhar algumas dicas e experiências muito legais que tivemos na viagem. Segue a primeira.
Além das famosas piazzas, as feirinhas aos fins de semana são imperdíveis. Vendem de tudo, inclusive souvenirs, roupas, acessórios. Mas a melhor parte são os vegetais, frutas, temperos, azeites, massas e frios. Uma das mais tradicionais fica na Piazza Campo dei Fiori. Fomos até lá procurando uma casa que serve o famoso Filetto di baccalà (iscas de bacalhau empanado), numa ruazinha adjacente, mas demos com a cara na porta. A hora do almoço já tinha vencido e resolvemos escolher outro lugar com vista para a feira.
Dei uma passeadinha rápida por lá, que já estava acabando. Fiquei louca com uns porta-temperos de uma barraca só com utilidades domésticas, eram fofos, bem retrô, mas de vidro e nossas malas já estavam desafiando a Física. Os tomates e alcachofras são de babar, comemos deles todos os dias nas entradas. Mas além dos produtos in natura, vendem também frios e carnes defumados e azeites enlouquecedores.
Duas barracas me deixaram particularmente curiosa. Uma de temperos desidratados para tudo quanto é prato, até pizza erótica (medo!). Mas a dona já estava fechando e era bem grosseirona, sem chance de comprar nada àquela hora. A outra também estava ensaiando ir embora, mas se interessou em vender. Tinham vinhos, azeites, patês e pastas. Meudeus! Eles montaram um caixote com uma cestinha de crostini e um pote aberto de cada sabor, para degustação. Meu marido achou que eu não ia almoçar depois, provei de tooodos. E queria comprar todos, óbvio. Me dei por satisfeita com uma caixinha que me ofereceram, com quatro potinhos. Trouxe alcachofra com nozes, funghi porcini, pesto e pasta de alho. Os que ficaram para trás ainda me torturam :-P
Para almoçar, circulamos a feira olhando os cardápios e ambientes. Simpatizamos com um restaurante chamado Mercato, em uma das esquinas. E pedimos bruschettas e uma tábua de produtos da feira, acompanhada de cerveja local. Adoramos a bruschetta de provolone com mel. Nham! Os queijos e prosciuttos (presuntos) são sempre excelentes. Além deles, na tábua, vinham legumes e lula empanados deliciosos. A abobrinha deles é um pouco diferente da nossa, suavemente adocicada. A berinjela é ótima, famosa. Fizeram um onion ring de cebola roxa muito bom também.
Mas a grande surpresa estava por baixo de outras rodelas fritas. Antes de cortar, pela cor, tava achando que seria um pimentão ou abobrinha. Mas era uma laranja!!! Gente, uma fatia de laranja empanada. É um trem de lôco! Fica bom demais! A fruta tava bem madura, carnuda e com a casca. Pena que tirei uma foto só e não vi que ficou fora de foco. Sorry! Ainda não fiz em casa, mas certamente é uma questão de tempo (e cobaias). #Ficadica 

2 comentários:

  1. Quando entro so seu blog fico com uma vontade danaaaada de comer!!!!!! Beijoss Dri

    ResponderExcluir
  2. Poxa, não tem elogio melhor que esse, Dri! :-) Brigadão! Bjs!

    ResponderExcluir