sábado, 30 de junho de 2012

A evolução do morango com chantilly

São Jamie Oliver me apresentou a outro patamar do casamento entre morangos e creme ou chantilly. Como é do estilo dele, a receita é prática, rápida e genial. Basta trocar o creme industrializado por queijo mascarpone, a baunilha engarrafada por uma fava, temperar com aceto balsâmico e acrescentar um toque final de manjericão fresco.

Essa sobremesa é um sucesso. Se for servir pra alguém que nunca provou mascarpone ou torce o nariz para ervas frescas, é só omitir o que tem nela até a primeira colheirada e esperar o huuummmm!

Na primeira vez que eu fiz, encontrei cerejas lindas no mercado e usei algumas junto com o morango. Ficou ótimo, dá pra testar com mais frutas com grande potencial de acerto. Além disso, troquei o açúcar por adoçante pra agradar minha sogrinha, que estava preocupada com a glicose. Ninguém notou a diferença. Então a dica é ir colocando aos poucos e provando, pra ter o mínimo de doce possível. Aí vira uma receita sem açúcar ;-)

Outro detalhe que eu amei é que o Jamie já ensina o que fazer se um pouco da sobremesa sobrar. É só amassar tudo junto e congelar, para ter um sorbet delicioso. Fácil assim. Então recomendo caprichar nas quantidades para curtir duas sobremesas em uma! ;-)

Morangos com mascarpone e aceto balsâmico

Ingredientes
500g de morangos frescos lavados e sem folhas
Açúcar ou adoçante a gosto
10 colheres de sopa de aceto balsâmico
1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência de baunilha)
400g de queijo mascarpone
Folhas de manjericão picadinhas (ou hortelã)

Modo de preparo: Coloque os morangos em uma tijela com aceto balsâmico e adoce a gosto. Deixe marinando por 2 horas na geladeira. Corte a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento e raspe as sementes com uma faca ou espátula. Misture-as ao mascarpone e adoce a gosto. Antes de levar os morangos à mesa, salpique-os com manjericão.
Rendimento: 4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário