segunda-feira, 9 de abril de 2012

Bacalhau com alecrim

Antes de provar essa combinação, nunca imaginaria que fosse tão boa. Não reinventa a roda e provavelmente nem é novidade pra muita gente, mas tem uma simplicidade cativante. Lembrei dela porque depois das bacalhoadas de Páscoa, essa receita é uma ótima para reaproveitar lascas e fácil de adaptar. É uma simplificação de uma receita da chef e consultora Ana Soares: Parmentier de Bacalhau.
A receita original requer um confit de bacalhau e molho bechamel. Deve ser maravilhosa, mas meu tempo era curto para uma preparação com várias etapas e também tentei torna-la um pouco menos calórica. Aí o confit virou um refogado e o molho branco com manteiga deu lugar a um creme de ricota. O resultado foi um prato bem leve, com sabores delicados e uma cremosidade deliciosa, bem comfort food.

Na Páscoa do ano passado, fiz uma pesquisa de dicas de compra e preparo de bacalhau. Se alguém quiser, está
aqui.

Parmentier de Bacalhau
(Adaptado da receita de Ana Soares)  

Ingredientes
200g de batata
300g de bacalhau em lascas dessalgado
200g de palmito em rodelas e brócolis picado refogados
100g de creme de ricota
50g de cebola picada
50g de tomate sem pele e sem sementes picado
Cheiro verde picadinho
Alho
Alecrim
Queijo ralado
Azeitona preta
Azeite

Preparo: Cozinhe as batatas com casca. Com elas ainda quentes, descasque e amasse com um garfo ou espremedor. Regue com azeite e tempere a gosto. Reserve. Aqueça um pouco de azeite e refogue as lascas de bacalhau com alho e alecrim. Reserve. Para refogar os legumes, doure a cebola e alho no azeite, depois acrescente os tomates, palmito e brócolis. Incorpore o cheiro verde e um pouco de alecrim e tampe a panela para abafar um pouco. Tempere com sal e pimenta a gosto. Se necessário, pingue água.

Montagem: Forre o fundo de um refratário com metade do creme de ricota. Coloque o bacalhau formando uma camada. Cubra com os legumes, a outra metade do creme, o purê de batatas e, por cima de tudo, parmesão ralado. Leve ao forno para dourar. Enfeite com azeitonas.


Rendimento: 2 porções


2 comentários:

  1. que delícia de receita, Lu. vou tentar fazer no meu modo "milk free" e depois te conto. beijo

    ResponderExcluir
  2. que bom que vc gostou, Ana :-) O creme ajuda na textura e a umedecer o prato, mas um molhinho de tomate ou bechamel com água devem dar bem certo. Fico esperando notícias! bj

    ResponderExcluir