sábado, 9 de julho de 2011

Dicas de Santiago – Mercado Central

Quando viajo, alguns dos lugares que mais gosto de visitar são supermercados e o Mercado Central. Adoro procurar produtos que nunca vi antes, comparar com os conhecidos e garimpar achados. Em Santiago, o Mercado é pequeno, bonito, organizado e podemos conhecer frutas, legumes, pimentas e frutos do mar tipicamente chilenos.

Um dos hits entre os turistas brasileiros é a fruta chamada pepino. E mais engraçado ainda é que o legume pepino também está lá. A fruta geralmente é comida no café da manhã, é suave, não muito doce e, para os nossos parâmetros, parece um pouco com melão.

 E falando em fruta do café da manhã, vale tomar cuidado para nunca pedir mamão no Chile. O termo significa, digamos, um favor sexual, por lá. E o papaia, a fruta, só é consumida em calda, como sobremesa, pois in natura não tem muito sabor. Outra fruta que é famosa na forma de doce é a lúcuma, que infelizmente não tive tempo de provar. Só ganhei uma balinha sabor lúcuma da camareira do hotel, mas industrializada não vale, né?

Uma peculiaridade do Mercado de Santiago é a forte presença de restaurantes. O lado bom é que dá pra provar iguarias do mar fresquinhas ali mesmo. O ruim é que a concorrência é brava e os garçons tentando fisgar clientes passeando por ali enchem o saco. Os dois estabelecimentos maiores e, talvez,  mais confiáveis são o Donde Augusto, que domina uns 70% do espaço, e El Galeón – onde comemos, por indicação do guia.


O almoço no mercado é um programa bem gostoso para um dia de passeio no Centro. As melhores dicas dos cardápios são os peixes do Oceano Pacífico, como o congrio (bem branco, delicado e suave – agrada quem curte linguado) e albacora (peixe-espada de carne fibrosa, parecida com o bacalhau, bem saborosa).

A vedete gastronômica é a centolla, o caranguejo gigante da Patagônia, exibida nas vitrines por todo o mercado. Estava super a fim de prova-la, mas achei muito cara (a partir de US$ 60), então acabei pedindo uma empanada de centolla que foi um achado. A empanada chilena parece muito o nosso pastel frito. A servida no El Galeón é enorme e bem recheada, quase vale um almoço. E a centolla realmente é sensacional, muito macia, sutil e... deliciosa.rs

Pedi um prato com albacora ao ragu de caranguejo que vinha coberto com lâminas de abobrinha bem finas e cruas, que cozinhavam um pouquinho no calor e tempero do peixe embaixo dela. Gostei muito, mas comi pouco, por causa da super empanada de entrada. O Alexandre pediu o congrio frito, que veio com bem pouco tempero, vale acertar o sal na mesa.

Antes de entrarmos no mercado, o guia alertou para prestarmos atenção se os acompanhamentos estavam incluídos, para não ter surpresa na conta. Segundo ele, quando vc pede um peixe, alguns restaurantes oferecem arroz, batata frita, vc aceita achando que faz parte do prato e são extras. Outro cuidado necessário em todo o Centro da cidade é ficar atento aos batedores de carteira. De modo geral, Santiago é muito segura, mas no Centrão, há ladrõezinhos especialistas em tirarem câmeras e carteiras sem o turista nem se dar conta, os famosos “mãos leves”.

Adicionar legenda
Mercado Central de Santiago
San Pablo, 967 - Centro
http://mercadocentral.cl/

2 comentários:

  1. Luluzinha! Estou em Santiago e fui ao Google buscar algumas dicas sobre o Mercado Municipal...e, para minha surpresa, caí no seu blog! O post tem tudo o que eu buscava e de alguém em quem confio! Super obrigada!
    Beijos,
    Fabi Lopes :-)

    ResponderExcluir
  2. Que demais, Fabi! Amei isso! Aproveite bastante e depois me conta! Bjo grande e ótima viagem!

    ResponderExcluir