segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pot-pourri e queijo verde

Quando escolho um assunto pra escrever aqui tento balancear os temas para oferecer variedade. Mas quando o assunto é queijo, é uma tortura ficar esperando o tal balanceamento. Então vou usar um artifício, criar uma subseção, aí ninguém pode me acusar de repetitiva, certo? (hehe)

Para inaugurar a seção queijeira Pot-pourri, separei uma descoberta e uma constatação. A descoberta foi beeeem divertida, um queijo verde. É um queijo holandês e a cor vem do pesto, o molho de ervas italiano. A massa, como muitas holandesas, lembra queijo fundido. Fiquei animada a experimentá-lo porque vinha em uma bandejinha com outros dois tipos de mesma nacionalidade, um de cabra e outro semelhante a um parmesão grana padano. Se fosse uma bomba, teria outros para me salvar.

O queijo verde causa frisson e deixa uma tábua de frios bem bonita e inusitada. Não é uma opção super saborosa por si só. Eu, pelo menos, não sou a  maior apreciadora de queijos fundidos. Mas o tempero sabor pesto funcionou bem com torradinhas de alho, realçou o gosto das ervas. Conclusão: o verdão não rende como estrela de uma tábua, mas dá charme e descontração a um conjunto.

A constatação
Finalmente fiz a receita do Jamie Oliver do camembert assado \o/ Tinha postado aqui durante um período firme de dieta, de tanta vontade de provar. Correspondeu totalmente à minha expectativa. Agradou tanto ao meu marido que ele quis repetir no dia seguinte. O camembert fica bem cremoso e a dinâmica de mergulhar pãezinhos ou torradas nele completa a magia da gula. O alecrim fica impecável e o alho também, mas com um porém. Quem gosta de muito alho e picância deve seguir a receita original, que pede lâminas
Mas se a ideia for um alho menos marcante, a melhor forma é picadinho.


Esse alho rendeu debate porque incomodou dois enófilos aos quais pedi dicas de harmonização. Ambos reviraram os olhos pensando se havia uma saída e acabaram sugerindo a retirada do alho, já que o camembert é um queijo tão nobre. Sim, é, nobilíssimo e maravilhoso, mas o alho acrescenta um amargor bem levinho que combina muito com o queijo. Até na textura ele contribui. Eu não entendo nada de vinho ainda, mas gostei do resultado com um tinto delicado, com uva carmenere.


Ficha dos queijos
Verde - Basiron Pesto Verde alla Genovese
Amarelo - Montana Cheese from Holland (Veldhuyzen Kaas)
Branco - Hommage Goat's Cheese from Holland

Camembert Serrabella

5 comentários:

  1. É bonito, mas tem uma cara de comida de filme do Grinch...
    Tenho uma receita de brie assado com presunto parma que você vai gostar parecida com essa de camembert: http://www.mange-toi.com/2010/06/cest-chic-le-cochon.html

    ResponderExcluir
  2. hahaha Ou então poderia entrar naquela historinha infantil do Sam I am, que gosta de green eggs and ham :-P
    Adorei a receita! Quando fizer, te conto, Gabriel, valeu! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Então só ressaltando o artigo acima sobre o tal queijo verde, ele é uma opção muito saborosa por si só sim... apesar da base do Pesto que vai no queijo ser só manjericão e alho, juntando a massa do queijo é uma ótima opção pra variar no dia a dia.
    Já o Montana não tem nada a ver com queijo Grana Padano, pois há diferenças gritantes na textura, sabor e aroma dos queijos em questão...
    Att,
    Maycon
    Consultor de Queijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maycon, bem-vindo ao blog e obrigada pela contribuição. Fico feliz com a participação de um especialista, já que sou uma apreciadora leiga. Aliás, vc conhece algum curso para me recomendar?
    Sobre o queijo verde, é uma questão de gosto, né? Eu senti falta de informações bem básicas nesses rótulos que experimentei. O Montana nem diz que tipo de queijo é. Se vc quiser nos dar a honra de mais esclarecimentos, seria ótimo! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Estava em uma degustação do Pão de Açúcar, ó. Martha Barbosa, da Prazeres divulgou via twitter. Lembrei de você...
    http://twitpic.com/56h0to

    ResponderExcluir