quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bolo de chocolate surpreendentemente integral

No fim de semana passado, meu marido pediu pra eu fazer um bolo pra ele. Eu adoro bolo, doces, claro. Mas evito fazer pra não engordar demais. Só que dessa vez, quando ele tocou no assunto, lembrei de uma receita que tinha visto no blog de uma colega do curso de Jornalismo Gastronômico do Senac. O post tinha uma foto sensacional e a receita: bolo de chocolate integral. Fiquei toda animada, quase culpada de aceitar o pedido do marido com segundas intenções, e segui o conselho do blog da Andrea, que se chama Então... bora pra cozinha!

O bolo leva farinha de trigo integral, cacau e açúcar mascavo em vez de chocolate em pó, e iogurte natural. O resultado é um sucesso porque ele fica bem escuro e úmido, quase um brownie. A consistência, quando a gente corta, é bem molhadinha e esfarela um pouco. Dá vontade de lamber a faca (claro que eu fiz isso #semvergonha) E o sabor tem um azedinho de leve do iogurte que é bom demaaais.
É um prazer comer um bolo gostoso e pensar que é nutritivo, não só engordativo. E ele passou num teste decisivo, foi aprovado pela Luísa, minha sobrinha de 7 anos que só come meia dúzia de coisas – entre macarrão puro, nuggets, quibe e cia. Bom, claro que de chocolate ela é super mega fã... então a farinha integral e o iogurte entram na equação de brinde, sem ela desconfiar. A única restrição da pequena foi tirar a castanha do pará picadinha que joguei por cima da calda. Eu posso conviver com isso.
Eu decorei com a mesma calda que a Andrea usou na receita dela, mas polvilhei com castanha. A Andrea recomenda doce de leite também... e já estou salivando de imaginar como fica.

Receita
2 xícaras de farinha de trigo integral
½ xícara de cacau em pó sem açúcar
2/3 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar mascavo ou demerara
1 xícara de açúcar cristal
2 ovos
250ml de iogurte natural sem açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio
Preparo: Bata na batedeira a manteiga e açúcares até formar um creme. Adicione um ovo, bata a massa, depois adicione o outro. Junte todos os ingredientes secos e peneire sobre o creme, mexendo para incorporar delicadamente. Acrescente o iogurte e misture sem bater muito. Despeje a massa sobre uma assadeira retangular (+ 28x18), untada e esfarinhada, e asse no forno preaquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos.  Retire o bolo do forno, deixe esfriar por 5 minutos e desenforme, cobrindo com a calda ainda quente.
Rendimento: 16 porções
Calda de cobertura
1 colher de sopa de manteiga
5 colheres de sopa açúcar
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de leite
Preparo: Em uma panela pequena, misture todos os ingredientes por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. Despeje a cobertura sobre o bolo ainda quente. Enfeite com chocolate granulado, em pedaços, frutas ou castanhas.

2 comentários:

  1. Lu
    Adorei seu blog... fiquei maluca com aquele queijo assado...
    Seu bolo deve ter ficado uma delícia com as castanhas, fico imaginando o sabor...
    Adorei! vou seguir você pra saber das novidades!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz em saber, Andrea! Seja bem-vinda :-)
    Eu já sigo o seu! Beijão

    ResponderExcluir