segunda-feira, 16 de abril de 2012

Purê de Couve-flor

Escolhi essa receita porque era promissora em vários quesitos. Mas mesmo sendo de um dos chefs mais elogiados de São Paulo, com ingredientes acessíveis e preparo simples, o resultado superou expectativas. É muito gostosa, fácil e versátil.

A receita original veio do blog do Arnaldo Lorençato, da Veja, que publicou a criação do Benny Novak, um dos chefs e restaurateurs mais bem sucedidos da cidade (dono do Ici Bistrô, 210 Diner e Tappo). O purê é guarnição para uma barriga de porco assada que deve ser maravilhosa, mas fingi que essa parte não era comigo, pois os pneuzinhos andam inflados que só. Por isso, também troquei o creme de leite por creme de ricota e deu super certo.

O purê fica bem cremoso e delicado. Além disso, permite variações diversas com queijos e ervas para quem quiser incrementar. O meu acompanhou um escalopinho suíno acebolado e certamente vai bem com qualquer tipo de carne, peixe ou frango.

Purê de Couve-Flor
(Adaptado da receita do chef Benny Novak)

Ingredientes
7 dentes de alho
1 cabeça grande de couve-flor
250g de creme de ricota (comprado pronto ou ricota batida no liquidificador com leite desnatado)
Sal

Preparo: Leve o alho ao fogo em uma panela com água fria. Deixe fervendo por cinco minutos, troque a água quente por fria e repita o procedimento mais duas vezes. Em uma caçarola, ferva água com um pouco de sal. Adicione a couve-flor com o alho e cozinhe até ficar bem macia. Escorra a água, mas reserve um pouco, caso precise diluir o creme. Na caçarola, misture o creme de ricota com a couve-flor e alho. Deixe ferver. Bata tudo no liquidificador, acrescentando a água do cozimento, se necessário. Asserte o sal e sirva. Decore com ciboulette.
Rendimento: 4-6 porções 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Bacalhau com alecrim

Antes de provar essa combinação, nunca imaginaria que fosse tão boa. Não reinventa a roda e provavelmente nem é novidade pra muita gente, mas tem uma simplicidade cativante. Lembrei dela porque depois das bacalhoadas de Páscoa, essa receita é uma ótima para reaproveitar lascas e fácil de adaptar. É uma simplificação de uma receita da chef e consultora Ana Soares: Parmentier de Bacalhau.
A receita original requer um confit de bacalhau e molho bechamel. Deve ser maravilhosa, mas meu tempo era curto para uma preparação com várias etapas e também tentei torna-la um pouco menos calórica. Aí o confit virou um refogado e o molho branco com manteiga deu lugar a um creme de ricota. O resultado foi um prato bem leve, com sabores delicados e uma cremosidade deliciosa, bem comfort food.

Na Páscoa do ano passado, fiz uma pesquisa de dicas de compra e preparo de bacalhau. Se alguém quiser, está
aqui.

Parmentier de Bacalhau
(Adaptado da receita de Ana Soares)  

Ingredientes
200g de batata
300g de bacalhau em lascas dessalgado
200g de palmito em rodelas e brócolis picado refogados
100g de creme de ricota
50g de cebola picada
50g de tomate sem pele e sem sementes picado
Cheiro verde picadinho
Alho
Alecrim
Queijo ralado
Azeitona preta
Azeite

Preparo: Cozinhe as batatas com casca. Com elas ainda quentes, descasque e amasse com um garfo ou espremedor. Regue com azeite e tempere a gosto. Reserve. Aqueça um pouco de azeite e refogue as lascas de bacalhau com alho e alecrim. Reserve. Para refogar os legumes, doure a cebola e alho no azeite, depois acrescente os tomates, palmito e brócolis. Incorpore o cheiro verde e um pouco de alecrim e tampe a panela para abafar um pouco. Tempere com sal e pimenta a gosto. Se necessário, pingue água.

Montagem: Forre o fundo de um refratário com metade do creme de ricota. Coloque o bacalhau formando uma camada. Cubra com os legumes, a outra metade do creme, o purê de batatas e, por cima de tudo, parmesão ralado. Leve ao forno para dourar. Enfeite com azeitonas.


Rendimento: 2 porções