segunda-feira, 24 de junho de 2013

Quibe de berinjela

Berinjela defumada é tão fácil, prática e gostosa que quando vi essa receita de quibe de berinjela tive certeza que seria bom antes mesmo de testar. E foi batata! Já conhecia o método de assar a dita cuja inteira e agora aprendi que cortando ao meio, fazendo um jogo da velha com a ponta da faca e temperando com sal e azeite também fica ótima.

Uma vez assada, é só misturar com o trigo hidratado e os temperos de preferência. A consistência fica bem úmida. Meu marido estava meio resistente à receita, então resolvi rechear o quibe de carne moída. Temperei a carne crua e fiz uma camada entre outras duas de quibe. Ficou saboroso, mas a carne ficou compacta. Recomendo refogar a carne moída antes, pra ela ficar soltinha. Outras ideias são rechear com queijo ou coalhada seca... nham!






Quibe de berinjela
Adaptado do Pimenta no Reino

1 xícara de trigo para quibe
2 berinjelas
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho ralados
1 colher de sopa de tahine
1/2 colher de chá de noz moscada ralada na hora
1/2 colher de chá de páprika defumada
Pimenta síria e sal a gosto
hortelã picada a gosto
Pré-preparo: Deixe o trigo de molho em uma vasilha com água de duas a três horas.
Modo de preparo: Escorra a água do trigo e esprema com um pano, para ficar bem seco. Corte as berinjelas no sentido do comprimento, tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Asse-as até a polpa ficar bem macia, soltando facilmente da casca. Raspe a polpa e amasse com um garfo. Tempere com noz moscada, tahine, sal e pimenta. Incorpore a cebola, alho e hortelã. Depois, misture tudo ao trigo. Leve ao forno médio até dourar. Se quiser, recheie com queijo, coalhada ou carne moída.
Rendimento: 4-6 porções

terça-feira, 11 de junho de 2013

Coração de tomate para o Dia dos Namorados

Para incrementar um tira-gosto ou salada para o Dia dos Namorados ou data romântica qualquer, olhem que dica fácil e fofa que achei em alguns sites gringos: coraçõezinhos de tomate cereja!

Pelo que percebi, os tomatinhos mais compridinhos dão o formato mais perfeito quando cortados na diagonal. Mas se o que estiver disponível forem os redondinhos, o truque é cortar uma pontinha menor e descarta-la (pode virar molho depois ;-)











E para quem não tiver paciência para produzir os corações, sempre tem outras saídas para não deixar o romantismo passar batido... <3 br="">